quinta-feira, 23 de agosto de 2012

"Vamos procurar o Tri"



Paulo Araújo é o capitão de equipa do “C. S. Sra. da Hora Futsal”, bi-campeão da Liga FutsalSport. Figura incontornável do campeão, acumula a função de “presidente” e quando tem de ser também “resolve jogos”.
Fez a sua formação desportiva no futebol, transitando depois para o futsal nos primeiros anos de sénior, com passagem por equipas como “F.C. Gaia”, “Barranha S.C.” e “A.D. Polenenses”, entre outros, coleccionando troféus por onde passou, quer a nível distrital como nacional e até internacional. Pelo caminho ficou ainda uma subida à primeira divisão nacional, algo do qual não chegou a desfrutar devido à posterior desistência da equipa.
Depois de 20 anos a competir, acabou por abandonar a modalidade a nível federado, devido a compromissos profissionais. O futsal amador foi a alternativa que encontrou para “manter o bichinho da bola controlado”.
A poucas semanas do início da Liga FutsalSport quisemos saber “da boca de alguém que conhece”, o que é a liga e o que se pode esperar da nova edição. O primeiro nome que veio à cabeça foi mesmo o do Paulo. Assim, aí está ele em discurso directo, sem fugir às nossas perguntas:


 
Paulo, antes de mais parabéns pelo bi-campeonato e desde já obrigado por aceitares responder às nossas questões.

P: Obrigado! É sempre uma honra ser entrevistado em nome da minha equipa.

Nova época e tudo a começar do zero. Qual o objectivo da equipa para este ano?

P: É claro que a nossa equipa vai procurar o “Tri”. Mesmo sabendo que existem excelentes equipas e que vai ser muito difícil, o nosso lema é vencer jogo a jogo e no fim se fará as contas.

Das equipas que têm sido apresentadas, umas transitam da época passada, outras são novidade, de onde achas que virá o maior “perigo”?

P: Neste último campeonato estiveram duas equipas que eu achei que tinham grande potencial e que se assemelhavam ao nosso futsal, que foram o “Padrão Vermelho” e o “Bayern Monchique”. Na recta final a “EVNG” também praticou bom futsal. Na minha opinião é daí que poderá vir o maior “perigo”.

Não sei se conheces alguma das equipas novas que vão entrar… O que poderão trazer estas equipas à liga?

P: Já ouvi falar que a equipa da GNR pratica bom futsal, mas nunca os vi jogar. Quanto às outras com certeza que vão elevar ainda mais este campeonato e dar bons espectáculos de futsal dentro da quadra.

Existe alguma equipa que vocês gostariam que participasse na Liga FutsalSport e que ainda não esteja connosco?

P: Gosto muito de uma equipa nossa vizinha ”FUTSAL J04”. É uma equipa de excelentes jogadores e bons amigos.

Achas que este crescimento da liga para 16 equipas e 2 voltas será positivo?

P: Penso que sim. Vai dar mais competitividade entre as equipas e com certeza muitas reviravoltas na classificação.

Esta época haverá também uma segunda competição (a taça), em sistema de eliminação directa. Não se trata portanto de uma prova de regularidade. Num jogo apenas, uma equipa mais modesta poderá surpreender outra com créditos já firmados, por assim dizer. De que forma achas que este molde competitivo da taça poderá trazer surpresas e de que forma isso poderá ser positivo (ou não) para a liga em si?

P: É sempre positivo haver uma nova competição. Assistir a equipas menos cotadas a eliminar outras mais cotadas, quem não gosta de ver?
É também uma forma de realmente ver os jogadores com garra e o crer das equipas. Penso que vão ser jogos de emotividade e acima de tudo de grande espectáculo.



"O que fez de nós “Bi-Campeões” foi a camaradagem e a amizade..."

Falando agora um pouco do que foi a 2ª edição da liga, costuma-se dizer que “mais difícil do que chegar ao topo é manter-se por lá”, mas o Sra. da Hora conseguiu isso, revalidando o título. Concordas com a frase e achas que foi mesmo mais difícil o segundo título?

P: Foi realmente muito difícil, ainda mais porque ainda não tivemos nenhuma derrota nestas duas edições, fazendo com que as equipas adversárias tudo fizessem para nos vencer. Penso que o que realmente fez de nós “Bi-Campeões” foi a camaradagem e a amizade que existe no grupo.

Destacas algum momento da campanha passada que tenha sido de certa forma um momento chave no caminho da vitória final?

P: Tivemos dois momentos chave. O 1º foi a reviravolta no marcador contra o “Padrão Vermelho”, onde marcamos o golo da vitoria nos últimos segundos. O 2º foi o empate contra o “Bayern Monchique” num grande jogo, de emoções fortes e que nós sabíamos à partida que se tivéssemos perdido esse jogo também teríamos perdido o campeonato, como a classificação final o comprova.

Normalmente as equipas olham para o campeão com “outro respeito”. Vocês sentiram este ano que as equipas se “fechavam mais” contra vós? Ou por outro lado “agigantavam-se” quando defrontavam o campeão?

P: Penso que nenhuma equipa se fechou contra nós. Pelo contrário, houve equipas que jogaram sempre “taco a taco” connosco. Mesmo aquelas que teoricamente seriam mais acessíveis.
 


"O José Manuel tem feito um trabalho notável"

Em duas épocas o “C.S. Sra. Hora Futsal” não perdeu um único jogo. 17 Vitórias e apenas 2 empates. Vocês têm “limpado” tudo a nível classificativo, mas nos prémios individuais como “melhor jogador” ou “melhor marcador” por exemplo não se tem visto os atletas do Sra. Hora. Será o velho “cliché” de que o importante é o colectivo? Como é que vês isto?

P: Sem dúvida que jogamos sempre no colectivo e jamais deixarei que aconteça o contrário, por isso os títulos individuais não são, nem nunca serão o nosso objectivo. Quanto ao prémio de melhor jogador e não querendo ser injusto para quem o ganhou, penso que o nosso jogador Ruben o merecia, mas numa democracia também existem “injustiças” e quando o povo vota temos de aceitar o seu voto com naturalidade.

Para terminar, que mensagem deixas às equipas que se vão juntar agora a nós e às outras que já cá estavam?

P: Deixo aqui uma mensagem de amizade a todas as equipas, desejando bons espectáculos de futsal e que os jogos corram pelo melhor a todas… mas que no fim a minha equipa esteja a festejar a dobradinha [risos].
Quero também deixar um especial agradecimento ao organizador deste evento, o sr. José Manuel, pois tem feito um trabalho notável em prol desta modalidade. Um agradecimento especial também aos nossos patrocinadores, a “Ementa D’Êxito” e o “Restaurante Avô Manel”, pois sem eles não conseguíamos tais títulos.
E como não poderia deixar de ser, um grande abraço a toda a minha equipa que é um grupo de amigos fantásticos que me enche de orgulho… e vamos para o “tri” rapazes!


BI do Paulo:
Idade: 34 anos
Signo: Escorpião (signo de líder)
Estado Civil: Casado e pai de uma menina de 8 anos
Profissão: Segurança (na empresa 2045)


Curiosidades:

Nº da camisola: 20
Pé preferido: Direito, mas não tem problemas em usar o esquerdo
Sapatilha: “Munich Gresca”
Fétiche: Antes benzia-se antes de entrar em campo. Depois apercebeu-se que Deus não gosta de futebol (senão não havia injustiças) e deixou-se disso.

2 comentários:

Anónimo disse...

Excelente, concordo plenamente com tudo o que foi dito pelo capitão penso ainda que esta época será um confirmar de novo o que esta equipa demonstra...ser campeão

Abraço aos amigos que fazem parte desta equipa e em especial ao capitão.

Oliveira.

Tony Silva disse...

Boa entrevista e excelente iniciativa da liga!

Parabens!

Agora estamos ansiosos para conhecer as equipas restantes...