segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ARBITRAGEM : Informar, Esclarecer para melhor Entender‏...



A LIGA FUTSALSPORT, evoluiu neste 2 anos e a competividade da prova aumentou, dois elementos são indispensaveis no FUTSAL: O nivel do futsal na quadra de jogo e o comportamento dos Jogadores, dos Árbitros, dos Treinadores e Dirigentes.
Às vezes e face aos condicionalismos da sociedade atual, a relação desportiva entre os intervenientes, não é efetivamente a mais cordial, aqui e ali surgem casos e acontecimentos de demasiado entusiasmo anti-desportivo.
Contudo e felizmente ainda surgem casos de FAIR-PLAY onde ganhar a qualquer preço não é o paradigma da competição.
 
Sempre que os Árbitros falham e os jogadores recorrem a simulação de faltas, lesões ou outros expedientes dilatórios, as pessoas duvidam da HONESTIDADE, Integridade do Arbitro, a imagem do FUTSAL, na LIGA FUTSALSPORT fica prejudicada.
As duplas de Arbitragem com Árbitros Federados e ex-Federados, da LIGA FUTSALSPORT ao contrário de outras Ligas que são apitadas por elementos das equipas participantes, já logo aqui se vê que a LIGA FUTSALSPORT é diferente, são HONESTAS consigo mesmo a partir de uma sincera autocrítica, sabendo ouvir, admitindo os seus erros e tentando corrigi-los, avaliar não é meramente observar, avaliar e entender tudo o que rodeia a acção num determinado momento de jogo, o controle emocional deve ser um objetivo permanente de toda atividade do Árbitro em cada minuto da partida para desenvolver o verdadeiro exercicio da Autoridade conferida.
 
O respeito do Árbitro deverá ser saber ler o comportamento dos Jogadores para poder intervir pronta e eficazmente e controlar as situações de modo cortês e pedagógico.
Tratamento adequado da DISCIPLINA e da ORDEM, isto não é mais do que a oportunidade de aplicação dos diferentes passos Disciplinares: Admoestação, Advertência, Expulsão, três elementos que representam como Luzes de um semáforo, Verde da prevenção, Amarelo da repreensão e o Vermelho da exclusão do sistema ordenado que se desenvolve num jogo de FUTSAL.
 
Por isto tudo acrescento em Código de Normas de Comportamento que os ÁRBITROS da LIGA FUTSALSPORT desempenham nas suas funções:
- Demonstrar respeito através de palavras e atos para com Treinadores, Jogadores, Dirigentes, Massagistas e Adeptos.
- Recusar a intimidação e a simulação de faltas ou lesões.
- Respeitar as Regras, as Leis de Jogo, Regulamentos, as instruções de FAIR PLAY.
- Procurar sempre os melhores desempenhos e comportamentos.
- Aceitar a responsabilidade dos atos.
- Ter consciência das consequências de uma linguagem emocional e de um comportamento negativo.
- Encorajar uma Arbitragem técnica, correta, sem incidentes e honesta.

Sem comentários: