quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Caneleiras, só nos jogos?!?!?

Lemos este artigo no nosso "parceiro" futsal-porto-distrital e resolvemos transcreve-lo para aqui, para que todos os atletas que participam na nossa liga possam a ler a opinião de um homem do Futsal, o treinador Carlos Machado, num tema tão importante como o uso de caneleiras.




Resolvi escrever umas linhas sobre este tema, porque considero ser um assunto que, muitas vezes, causa algum “atrito” entre jogadores e treinadores.
Todos nós já ouvimos dizer que devemos ”treinar como jogamos e jogar como treinamos”. Sendo assim, não compreendo a razão que leva alguns jogadores a treinarem sem caneleiras. Compreendo que executar determinados exercícios sem as caneleiras facilitem o seu desempenho mas, por outro lado, acho que um atleta deve treinar para que se prepare, o melhor possível, para o jogo.

Na minha opinião, nós treinadores, não devemos permitir que os nossos atletas treinem sem caneleiras, porque por um lado existe a questão da protecção, se bem que algumas caneleiras utilizadas servem para tudo menos para proteger os atletas devido às suas reduzidas dimensões e por outro lado, como disse anteriormente, se o atleta se habituar a utilizar as caneleiras em todos os exercícios realizados, não as vai “estranhar” durante os jogos.
De igual forma podemos falar na utilização de brincos, fios e pulseiras que alguns atletas “teimam” em utilizar nos treinos e depois, como já assisti, verificam-se acidentes que não foi o caso, mas poderia impossibilitar a utilização do atleta no jogo seguinte.
Pessoalmente, hoje em dia, não permito que os meus atletas treinem, desde o primeiro ao último treino da época, sem caneleiras, com brincos, fios ou pulseiras porque gosto de ”treinar como jogamos e jogar como treinamos”.
Continuação de bom trabalho, com protecção e sem “enfeites”…
Abraço a todos

Sem comentários: